sábado, 2 de maio de 2009

CURSO DE INFORMÁTICA - NTE

PESQUISA DE PLANO DE AULA


Informações da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Usar adequadamente a grafia dos porquês; Conhecer as regras para uso dos porquês; Utilizar a linguagem para expressar suas idéias observando as situações comunicacionais.
Duração das atividades
03 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Conhecer a forma como são grafados os vocábulos; - Dominar normas que definem o modo correto de registro da cada palavra; - Ter consciência de que essas normas existem porque a escrita não é somente fonética; - Conhecer a origem das palavras.
Data de publicação
03/10/2008
Estrutura Curricular

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia
Autor
Nome
RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA
Instituição
RONDON C E MAL E FUND MEDIO PROF
UF
Paraná
Co-Autor
Autor de Origem

EZIQUIEL MENTA
RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- aula interativa;
- aula em laboratório de informática;
-atividades em pequenos grupos na sala de aula.
ATIVIDADE 1
Assistir com os alunos o vídeo Por que salvo previamente num dvd/cd para exibição na televisão ou computador:
Por que

http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/recursos/1354/por_que.wmv

O professor então promove um debate:- é importante que haja regras para se escrever as palavras?- como podemos saber as formas gramaticalmente corretas de escrever as palavras?- será que ocorre alguma alteração no significado das palavras escritas de forma diferente do que dizem as regras de grafia?
ATIVIDADE 2
Levar os alunos ao laboratório de Informática. Orientá-los a se organizar em pequenos grupos (3 ou 4) e pesquisar as regras para utilização dos "Porquês"
Algumas indicações de sites:
www.brasilescola.com/gramatica/por-que.htm
redacaoescola.blogspot.com/2007/10/por-que-por-qu-porque-ou-porqu.html
kplus.cosmo.com.br/materia.asp
www.cursoderedacao.com/p_c/sub_pag.php
Solicite que registrem sua pesquisa em um editor de texto, auxiliando-os a referenciar o material pesquisado.
ATIVIDADE 3
Apresentar aos alunos o texto: Os porquês do porquinho solicitando que preencham as lacunas com o “porquê” adequado.
Os porquês do porquinho
Aconteceu na Grécia! Era uma vez um jovem porquinho, belo e bom, muito pequenino, cuja vida foi dedicada à procura dos ________da floresta. Tal porquinho, incansável em sua busca, passava o dia percorrendo matas, cavernas e savanas perguntando aos bichos e aos insetos que encontrava pelo caminho todos os tipos de ________ que lhes viessem à cabeça. - ________você tem listras pretas se os cavalos não as têm? – perguntava gentilmente o porquinho às zebras. - Pernas compridas __ ______, se outros pássaros não as têm? indagava às siriemas , de forma perspicaz. - ________isso? Por que aquilo? Era um festival de ________, dia após dia, ano após ano, sem que ele encontrasse respostas adequadas aos seus questionamentos de porquinho. Por exemplo, sempre que se deparava com uma abelha trabalhando arduamente, ele perguntava ________. E a pergunta era sempre a mesma: - Saberias, por acaso, ________fazes o mel, oh querida abelhinha? E a abelha, com seus conhecimentos de abelha, sempre respondia assim ao ________: - Fabrico o mel porque tenho que alimentar a colméia. Mas a resposta das abelhas não o satisfazia, ________ eram os ursos os maiores beneficiados com aquela atividade. - Alguma coisa deve estar muito errada, ________ eram os ursões que ficavam com quase todo o mel, sem ter produzido um pingo de mel.- pensava o porquinho. Então, valente como os porquinhos de sua época, seguia pela floresta à procura de ursões, fortes e poderosos, ansioso ________eles soubessem a resposta. Quando encontrava um, perguntava: - Senhor, grande e esperto ursão, poderias me dizer a razão e solucionar o ________ da questão? E alguns ursos, mais exibidos, até tentavam responder, ________ de mel eles entendiam muito, mas sobre trabalho... as respostas eram sempre do senso comum de ursão e não resolviam a questão. - Elas fabricam o mel ________ ele é muito gostoso. – diziam uns. - Elas o fabricam ________ o mel é delicioso. – diziam outros. Havia aqueles que se limitavam a olhar feio e, ainda, aqueles que até ameaçavam o pobre porquinho e iam embora, sem dizer ________. Apesar disso, o porquinho seguia em frente. Um dia - ________ toda história têm um dia especial - o porquinho encontrou um oráculo em seu caminho e resolveu elaborar o seu mais profundo ________. Afinal, oráculo é para essas coisas. E ntão, ele perguntou com sua voz fininha, mas de modo firme e sonoro - ________existo? Houve um profundo silêncio na floresta e o porquinho pensou que aquele ________ nunca seria respondido, afinal. Mas de repente, o oráculo falou, estrondosamente, ________ era oráculo. - Procure o Sr. Leão, rei da floresta, e pergunte a ele ________você existe. Só ele lhe dará uma resposta adequada. Então, feliz, animado e saltitante, lá se foi o porquinho à casa do grande e sábio rei da floresta, carregando o seu também grande e sábio ______ __ . Ao chegar à ; casa do leão, o porquinho bateu à porta e, quando foi atendido por sua realeza, tratou logo de lascar o seu ________ mais precioso: - Sr. Leão, rei dos reis, sábio dos sábios, poderia Vossa Alteza me dizer ________existo? E o leão, ________ era leão, respondeu mais que depressa. Nhac. ________ é o da história! FimClóvis Sanches Texto disponível em Nova Escola: revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-fundamental2/PlanoAula_278686.shtml

ATIVIDADE 4
No laboratório de informática com os alunos em pequenos grupos, solicitar que elaborem estórias em quadrinhos contemplando a utilização dos “porquês” e reescrevendo o final da estória "Os porquês do porquinho" utilizando o BrOffice Impress e as ferramentas de desenho que o mesmo possibilita.
Após a elaboração, cada grupo apresentará com o uso de projetor multimídia ou na tela do computador sua criação aos colegas e professor.

Recursos complementares
Sugere-se outros recursos para aprofundamento do conteúdo: Televisão e Dvd/vídeocassete; retroprojetor; Dicionário; Gramática. Sugestão de leitura para o professor: Linguagem: oralidade e escrita - O essencial para saber ler e escrever no processo inicial de alfabetização. Luiz Carlos Cagliari. TV ESCOLA/ SALTO PARA O FUTURO. Boletim 3, 2007 Um mundo de letras: práticas de leitura e escrita. Disponível em [http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/].
Avaliação
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões sobre os aspectos gramaticais e individualmente, quando os empregarem em produções escritas (elaboração das estórias em quadrinhos).


NOME DO PROGRAMA: Uso dos porquês na produção de texto

AREA DE CONHECIMENTO ENVOLVIDAS: - Conhecer a forma como são grafados os vocábulos; - Dominar normas que definem o modo correto de registro da cada palavra; - Ter consciência de que essas normas existem porque a escrita não é somente fonética; - Conhecer a origem das palavras.


BREVE DESCRIÇÃO COM UMA SÍNTESE: No primeiro momento será repassado um vídeo para visualizar o assunto proposto. Em seguida, o professor promove um debate sobre o tema do vídeo e faz com que os alunos reflitam sobre a necessidade das regras. Em outra aula, levá-los para a sala de informática para os mesmos pesquisarem sobre as regras para utilização dos “Porquês”. (é necessário que os alunos registrem sua pesquisa).
Num outro momento, os alunos receberam um texto “Os porquês do porquinho” e preencheram os espaços usando as regras aprendidas anteriormente. Para finalizar os alunos foram levados a sala de informática para elaborarem estórias em quadrinhos com base no texto “Os porquês do porquinho”.


MINHA OPINIÃO: O plano de aula está bem direcionado a pesquisa. Temos que incentivá-los a pesquisa r e não dar tudo pronto, com isso aprende a “correr” atrás do que é necessário para eles. Adorei a complementação da criação do texto com base no exercício. Essa atividade reforça a anterior, isso interliga as atividades propostas. Chega de atividades vazias e parti ficadas.

Um comentário: